Sonho destruído pela ditadura militar: “trabalho pioneiro, dinâmico e de excelente nível pedagógico”
Boletim histórico CASEB 1960-1990
No Boletim Histórico CASEB 1960-1990, de maio de 1990, quando a CASEB completou 30 anos, em sua abertura, Armando Hildebrand, que foi diretor executivo desse órgão, escreveu sobre a orientação do ensino e os professores:
“Orientação do ensino – Orientação pedagógica e didática moderna, que assegurou educação integrada, democrática, criativa e dinâmica dos jovens, abrangendo atividades que asseguravam aprendizagem intelectual, desenvolvimento cultural, social, físico e profissional. Era preocupação do currículo e dos professores a formação de hábitos de trabalho individual e coletivo e de desenvolvimento de valores adequados à sociedade brasileira moderna, confiante e afirmativa que se estava criando no Planalto Central. Jovens provindos de todo o país iriam encontrar-se nas escolas do Plano Piloto e de algumas cidades-satélites em franco processo de construção e desenvolvimento. As escolas de Brasília representavam um verdadeiro cadinho de aculturação de uma juventude que passaria a formar o Brasil novo, que se buscava construir no Planalto”.
“Professores – Vieram dar início à educação em Brasília professores de alto nível cultural e pedagógico, que foram recrutados em praticamente todos os Estados brasileiros, por meio de concurso de provas escritas e de títulos, de entrevistas realizadas por psicólogos e técnicos do MEC e pelo estudo do currículo de cada um. Cerca de 200 professores foram selecionados e reunidos em Brasília, antes do início das aulas, a fim de conhecerem a nova capital em construção e de se familiarizarem com a orientação do ensino a ser implantado no Distrito Federal. A esses novos professores foram agregados os que já se encontravam em exercício nas escolas mantidas pela NOVACAP, sob a orientação das professoras Santa e Stella dos Cherubins Guimarães. O elevado nível de formação dos professores selecionados pela CASEB, ao lado de apropriadas medidas de administração da educação adotadas, asseguraram ensino integrado, dinâmico e funcional no ano de inauguração da nova Capital”.
Segundo Armando Hildebrand, ” a existência da CASEB foi episódica, conforme o previsto em sua criação. Desenvolveu, contudo, trabalho pioneiro, dinâmico e de excelente nível pedagógico”.
OBSERVAÇÃO: A gravura da capa do Boletim, uma coruja, símbolo da sabedoria, foi feita pelo professor de Desenho da CASEB, Almir Coimbra, integrante do primeiro grupo de docentes selecionados.