Benigna Villas Boas

MEC tem novo diretor de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

JC Notícias – 25/05/2023

Décio Nascimento Guimarães é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)

O professor Décio Nascimento Guimarães, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), assume a Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

Com a nomeação, o MEC reafirma o compromisso inegociável com a consolidação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). Seguimos firmes na melhoria dos sistemas de ensino, para que todas as crianças estejam na escola e aprendam juntas. Não haverá retrocessos.

Currículo – Décio Nascimento Guimarães é doutor e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Cego desde a adolescência, Décio é coordenador do Grupo de Trabalho Educação Especial (GT 15) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Ele é docente do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF), do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (Mpet/IFF), sendo também coordenador adjunto e coordenador da Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Educacionais (IFF). Além disso, é membro do Fórum de Direitos Humanos da Escola de Magistratura do estado do Rio de Janeiro.

O novo diretor de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secadi também tem extensa publicação científica no tema. É editor científico da Editora Encontrografia e organizador dos livros “Direitos Humanos e Educação: diálogos interdisciplinares”; “Práticas Inclusivas: mediações e aprendizagens”; “Práticas Inclusivas na Escola: caminhos e experiências”, dentre outros.

MEC

Sair da versão mobile