Pular para o conteúdo

Ex-ministro da Educação critica “Future-se” e diz que Bolsonaro vê ensino como ameaça

 

JC Notícias- 30/07/2019

Ex-ministro da Educação critica “Future-se” e diz que Bolsonaro vê ensino como ameaça

Renato Janine alerta para o risco de se submeter a educação pública às variações do mercado financeiro

Cortes orçamentários, declarações confusas e ausência de projeto. Para Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação, os primeiros sete meses de Jair Bolsonaro (PSL) na Presidência da República refletem a concepção retrógrada de um político que enxerga na universidade pública uma ameaça.

Desde o anúncio do congelamento de 30% na verba do Ministério, estudantes, professores e trabalhadores vêm denunciando nas ruas o desmonte do ensino público. Como resposta, o governo apresentou o programa “Future-se”, que prevê a criação de um fundo de cerca de R$ 102 bilhões para atrair investimentos privados nas instituições de ensino superior do país.

Em entrevista ao Brasil de Fato, Janine critica essa proposta. “O risco que muitas pessoas sentem é que ele talvez leve o governo a parar de financiar o ensino público federal. É esse o receio que existe nas universidades: que o ‘Future-se’ represente, junto com várias outras ações, uma desresponsabilização, uma destruição da universidade federal”, alerta o ex-ministro, que também é cientista político e professor titular de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo (USP).

Veja o texto na íntegra: Brasil de Fato

error: Content is protected !!