JC Notícias – 24/01/2022
Secretário-geral quer celebração lembrando prioridade de ter ensino como bem público e política na recuperação; pandemia interrompeu aulas de 1,6 bilhão de estudantes
Neste 24 de janeiro, as Nações Unidas marcam o Dia Internacional da Educação.
A data foi proclamada pela Assembleia Geral para celebrar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento.
Crise
Em mensagem, o secretário-geral pede que a instrução seja vista como um bem público e uma prioridade política para a recuperação na sequência da crise global de saúde.
António Guterres destaca que a pandemia da covid-19 provocou o caos na educação em todo o mundo. Cerca de 1,6 bilhões de estudantes de escolas e faculdades viram os seus estudos interrompidos no auge da crise que ainda não acabou. O líder da ONU destaca que o fechamento desses centros de ensino continua a atrapalhar a vida de mais de 31 milhões de alunos, exacerbando uma crise global na aprendizagem.
Guterres destaca que sem qualquer ação, a proporção de crianças que abandonam a escola nos países em desenvolvimento, e que não sabem ler, pode aumentar de 53% para 70%.
Cimeira
O pronunciamento ressalta ainda que deve se ir além do acesso e desigualdade para abordar desafios do setor educativo.
O líder da ONU destaca um mundo em mudanças em um ritmo vertiginoso, com a inovação tecnológica, as mudanças sem precedentes no mercado de trabalho, o início da emergência climática e a perda de confiança generalizada entre pessoas e instituições. Nessa realidade, ele indicou que sistemas de educação convencionais lutam para providenciar o conhecimento, as competências e os valores de que necessitamos para criar um futuro mais verde, melhor e mais seguro para todos.
O secretário-geral ressalta que a educação é um bem público proeminente e um facilitador essencial para toda a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Novo contrato
As Nações Unidas agendaram uma Cimeira sobre a Transformação da Educação para o final de 2022.
O evento pretende impulsionar o compromisso dos países com a área educativa com planos abrangentes para ajudar a cobrir a perda dos alunos na aprendizagem. Guterres defende ainda que haja solidariedade financeira com os países em desenvolvimento.
Eventos
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), coordena os eventos globais que ressaltam que seja alcançado “um novo contrato social” no setor.
Debates e outros eventos abordam transformações para favorecer sistemas de educação inclusivos e a ação para fazer avançar a inclusão digital, as competências, as aptidões, a igualdade de gênero e a vontade política para lidar com os desequilíbrios.
Estima-se que 258 milhões de menores em todo o mundo não tenham a oportunidade de ingressar ou concluir a escola. Outros 617 milhões não sabem ler e fazer cálculos básicos.