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Educação a longa distância

JC Notícia – 15/07/2024

Nova edição do Jornal da Ciência Especial aborda a demanda dos professores e estudantes da região Norte pela interiorização do ensino para superar as imensas distâncias

Vencida a batalha pelas cotas nas universidades, os indígenas da Amazônia agora lutam pela interiorização das instituições federais de ensino. Essa é uma questão importante na região Norte onde as distâncias são imensas, mas não é só. Moradores de qualquer um dos 62 municípios do Amazonas que optarem por um campo de estudo que só tenha em Manaus (a maioria) terão que enfrentar muitos obstáculos, entre eles a falta de conectividade e de recursos para permanência nas grandes cidades.

“Estudei História na UFAM, eu sei da dificuldade que é sair, deixar nossa família, nossa comunidade, enfrentar racismo e preconceitos”, relata Lorena Tariano, professora de História na rede estadual de São Gabriel da Cachoeira, município situado na região conhecida como Cabeça do Cachorro, no estado do Amazonas, aproximadamente 850 km da capital Manaus.

Pertencente ao povo indígena Tariana, que vive em comunidades às margens do rio Uaupés, Lorena é uma das personagens entrevistadas para a reportagem sobre educação na edição especial nª 808 do Jornal da Ciência que trata dos desafios do fazer ciência na Amazônia.

O novo JC especial está disponível para download gratuito, baixe o seu e boa leitura!

Janes Rocha – Jornal da Ciência

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