Benigna Villas Boas

Como recuperar o déficit de alfabetização agravado na pandemia

JC Notícia – 05/10/2022

De cada dez crianças em período de alfabetização nas escolas brasileiras, três apresentam dificuldades consideráveis na leitura e escrita de palavras simples. Os dados são do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) de 2021, divulgado em setembro de 2022, e representam um aumento de 54% em relação ao índice de 2019.

Os resultados refletem um cenário que já era esperado por especialistas em educação depois da pandemia de covid-19. Durante dois anos, estudantes de todo o Brasil tiveram que receber aulas de forma remota – uma imposição com resultados desiguais devido à discrepância no acesso a tecnologias –, o que no caso da alfabetização traz impactos coletivos e individuais no desenvolvimento escolar. Mas isso não significa necessariamente que a pandemia formou uma “geração perdida”, segundo pesquisadoras da área.

Neste texto, o Nexo detalha os números do Saeb, explica o que eles representam e traz a análise de especialistas sobre como o país pode reverter esse cenário.

Leia na íntegra: Nexo

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