Benigna Villas Boas

Brasil terá ‘apagão’ de professores? Como tornar a carreira mais atrativa?

JC Notícias – 19/11/2024

Encontro promovido pelo ‘Estadão’ reúne especialistas para debater políticas públicas para valorizar a docência e melhorar formação desses profissionais

O professor é responsável por quase 60% do resultado dos alunos na educação fundamental, sendo mais relevante do que todas as outras variáveis da escola pública somadas, segundo estudo realizado por pesquisadores da Fundação Getulio Vargas (FGV) e divulgado neste ano.

Apesar desta importância, a desvalorização da carreira docente ameaça provocar um “apagão” de professores na educação básica, com falta de 235 mil educadores projetada para 2040.

“A principal forma de criar igualdade de oportunidades (para os alunos) é com escolas e professores fortes”, disse o pesquisador e professor da FGV-SP Fernando Abrucio, nesta segunda-feira, 18, durante o evento Reconstrução da Educação, promovido pelo Estadão, no Museu do Ipiranga, na zona sul da capital. É possível acompanhar a transmissão do evento pelo YouTube.

Veja o texto na íntegra: Estadão

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Sair da versão mobile