Pular para o conteúdo

Brasil completa 20 anos sem avanço no ensino médio

 

O ensino médio está sendo considerado a etapa mais crítica da educação brasileira porque o MEC luta para que o CNE aprove a reforma proposta. O que os dados do SAEB mostram não é novidade. Se a situação está assim posta, é urgente analisar o que está ocorrendo no ensino fundamental, porque dele provêm os estudantes do ensino médio. O ministro da Educação afirmou: o ensino médio está “absolutamente falido”. O ensino fundamental não se apresenta em situação melhor. Tudo isso precisa ser analisado de forma contextualizada.

JC Notícias – 31/08/2018

Brasil completa 20 anos sem avanço no ensino médio

Nota de alunos de 14 a 17 anos em 2017 foi mais baixa do que em 1997, segundo o Saeb. Rede privada também registrou queda

Em 20 anos, alunos de escolas públicas e privadas de ensino médio do País não melhoraram em nada sua aprendizagem em Português e Matemática. A nota dos estudantes em 2017 no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), exame oficial cujos dados foram divulgados nesta quinta-feira, 30, é mais baixa do que a registrada em 1997. A rede particular caiu menos, mas também piorou ao longo dessas duas décadas.

“Os alunos sabem menos agora do que sabiam em 1997. O ensino médio não está agregando nada a eles”, afirmou ao Estado o ministro da Educação, Rossieli Soares. O ensino médio é considerado a etapa mais crítica da educação brasileira. O governo Michel Temer aprovou, no ano passado, uma reforma, que flexibiliza o currículo dessa etapa e cria múltiplos percursos acadêmicos para esses jovens. Por dificuldades na implementação da proposta e reação negativa de parte da comunidade escolar, alguns candidatos à Presidência têm defendido revogar a mudança. O ensino médio tem cerca de 7,9 milhões de matrículas – cerca de 88% na rede pública.

Veja o texto na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

 

Leia também:

Agência BrasilAlunos deixam ensino fundamental com desempenho pior do que entraram

 

error: Content is protected !!