JC Notícias – 06/12/2018
Base Curricular: texto pouco detalhado pode atrapalhar implementação, dizem especialistas
Documento, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), ainda será homologado por ministro da Educação
Aprovada nesta terça-feira, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) do ensino médio terá um longo caminho até ser aplicada nas salas de aula brasileiras. O texto traz somente as habilidades e competências que os estudantes devem atingir ao final do segmento e deixa a critério das redes escolares a distribuição desses saberes.
Na formatação do novo ensino médio, a BNCC será responsável por 60% da carga horária. Os outros 40% serão de itinerários definidos pelos estudantes que poderão escolher se especializar em cinco áreas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Técnico e Profissional. O documento não traz como os colégios devem planejar esta parte do segmento. Ainda cabe ao ministro da Educação, Rossieli Soares, a homologação do texto e ele já se mostrou elogioso à iniciativa.
Veja o texto na íntegra: O Globo
O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.
Leia também:
Jornal da Ciência – CNE aprova BNCC do ensino médio