Avança o interesse pela avaliação formativa
As escolas de educação básica foram as primeiras a reconhecerem a importância da avaliação formativa e a buscarem fundamentação teórica e prática sobre ela. Lentamente elas têm avançado na adoção de práticas voltadas para esta função da avaliação, cujo propósito é promover as aprendizagens de todos os estudantes. O fato de elas ainda manterem a avaliação classificatória, punitiva e excludente se deve à formação inicial dos professores, que tem negligenciado o estudo desse tema. Pesquisas têm apontado que o tema avaliação é bastante desprestigiado nessa formação. Muitas vezes os licenciandos nada estudam sobre avaliação. E serão avaliadores. Lamentável.
É alentador observar que há iniciativas de práticas de avaliação formativa em alguns cursos de nível superior no DF. No mês de maio coordenei uma roda de conversa sobre avaliação no Núcleo de Educação em Urgências do SAMU. A avaliação da aprendizagem consta do seu projeto político-pedagógico.
Com humildade uma das profissionais do núcleo me disse que eles preferem denominar-se facilitadores de cursos em lugar de professores, porque não foram formados para tal. Conversamos sobre isso e concluímos que eles não são educadores por formação, mas estão se preparando em serviço para bem cumprir suas atividades.