JC Notícias – 05/12/2023
No País, diferença de notas em relação aos mais pobres diminuiu; nos países da OCDE, foram os estudantes menos favorecidos que pioraram
O Brasil teve o desempenho no Pisa, principal exame internacional em educação, bem menos afetado pela pandemia do que o resto do mundo. No entanto, o país continua com resultados bem abaixo da média dos outros países na prova, que avalia conhecimentos em Matemática, leitura e ciências.
Mesmo os estudantes brasileiros mais ricos tiveram desempenhos abaixo da média internacional — e muito abaixo de estudantes com o mesmo nível socioeconômico em países com o mesmo perfil do Brasil.
O Pisa, que avalia o desempenho de estudantes de 15 e 16 anos, é realizado a cada três anos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em 81 países, entre membros e parceiros da organização. A avaliação mais recente deveria ter sido feita em 2021, mas foi adiada um ano (para 2022) por causa da pandemia de covid-19. Os resultados foram divulgados nesta terça (5/11).
Veja o texto na íntegra: BBC Brasil
Leia também:
Folha de S. Paulo – Alunos mais ricos tiveram maior perda de aprendizado em matemática, aponta Pisa
Folha de S. Paulo – Queda em matemática no Pisa escancara defasagem histórica, dizem especialistas
Folha de S. Paulo – Pandemia derrubou qualidade da educação no mundo a nível ‘sem precedentes’, aponta Pisa