JC Notícias – 07/08/2019
“Alunos não devem ser apenas repetidores de informações”, diz professor Nelson Pretto
Especialista diz que tecnologia deve instigar estudantes a produzir conteúdo
A tecnologia precisa estar a serviço da educação, e não o contrário. É isso que defende Nelson Pretto, professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Formado em Física, mestre em Educação e doutor em Comunicação, Pretto afirma que os aparatos tecnológicos devem facilitar o processo criativo, instigando o aluno a produzir conteúdo, em vez de somente reproduzir informações.
Pretto é um dos participantes do Educação 360 STEAM — sigla que, em inglês, junta as palavras Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática —, evento que discute um modelo educacional baseado na integração de disciplinas das ciências exatas e das artes com a sociedade, e que será realizado no dia 27 de agosto, no Museu do Amanhã, com debates, estudos de caso e workshops.
O Educação 360 STEAM é uma realização dos jornais O Globo e Extra, com patrocínio do Colégio pH e da Fundação Telefônica Vivo, e o apoio institucional da Revista Galileu, do site Techtudo, TV Globo, Canal Futura, Unicef e Unesco.
Leia na íntegra: O Globo
O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.