Pular para o conteúdo

Como o Enem revolucionou o ensino superior

JC Notícias – 08/11/2024

“Precisamos reconhecer a grandeza de Enem, que possibilitou a maior mobilidade já vista no ensino superior público brasileiro e combateu a elitização dos vestibulares”, comenta Vinícius de Andrade, fundador do programa Salvaguarda, na Coluna Vozes da Educação, do jornal Deutsche Welle Brasil

Estamos no período do Enem, o maior vestibular do Brasil, e isso me fez pensar um pouco sobre todos os aspectos envolvendo o exame.

Já havia escrito uma coluna, há alguns meses, sobre ele e sinalizei que via com ressalvas seu processo de expansão alinhado a um contexto em que todos os outros vestibulares deixassem de existir. Isso já aconteceu em algumas instituições e sigo não vendo com bons olhos. Afinal, não acho que o processo de ingresso no ensino público brasileiro deva ser um monopólio de um só exame.

No entanto, para além dessa ressalva, sou um grande admirador do Enem e acredito, humildemente, que a prova, enquanto instrumento de democratização do acesso ao ensino superior, deve ser um motivo de orgulho de todos nós. Seus impactos são notáveis e seus resultados falam por si.

A maior mobilidade já vista

Antes do Enem, se eu, paulista, quisesse ingressar em uma universidade do Rio de Janeiro, do Norte ou de qualquer outra região, teria que me submeter a uma relativa complexidade de logística e também arcar com um custo que eu simplesmente não teria como assumir.

É fato que há universidades públicas em todos os estados e isso pode ser um ponto de partida para alguém defender a tese de que não há razão para incentivar a mobilidade, ou seja, não tem por que um paulista cursar uma universidade na Bahia.

No entanto, não há os exatos mesmos cursos em todas, e cada uma delas tem suas particularidades que podem ser muito relevantes no processo de escolha. Aqui, de modo simplista, podemos citar as diferenças nos enfoques do mesmo curso em diferentes instituições, diferenças de bolsas e oportunidades entre as instituições, questões geográficas, etc.

O melhor cenário é aquele em que o agente tem acesso a todas as informações antes de tomar uma decisão, mas também, sobretudo, a oportunidade de escolher e concretizar. Isso foi proporcionado pelo Enem.

Ele revolucionou o sistema de ingresso e temos na palma de nossas mãos o Brasil todo de opção. Isso tudo da nossa própria casa e cidade. Foi estudante paulista cursando na UFBA, aluno baiano cursando na UFRJ, gaúcho estudando na UFPA e amazonense cursando na UFG.

Leia na íntegra:Deutsche Welle Brasil

error: Content is protected !!