JC Notícias – 09/10/2023
“Educação pública é o pilar que sustenta as sociedades mais prósperas e menos desiguais do planeta nas quais todos se unem através de instituições da democracia”, escreve o economista e colunista do jornal O Globo, Ricardo Henriques
As sociedades mais prósperas e menos desiguais do planeta são também aquelas onde há uma cidadania ativa, que se mobiliza por seus direitos, pelo bem-estar comum, e é capaz de resolver seus conflitos de forma civilizada, reforçando os laços que unem todos através de instituições da democracia.
Isso não ocorre por acaso, e um dos pilares que sustentam essa estrutura é a educação pública. E aqui me refiro à educação em seu sentido mais amplo, que engloba também a formação para a cidadania, pois sabemos que a simples expansão da instrução é insuficiente para promover, por exemplo, a tolerância e o respeito mútuo. Basta lembrar que um dos movimentos mais violentos e autoritários do século passado, o nazismo, surgiu na Alemanha, uma das nações mais escolarizadas à época.
Leia na íntegra: O Globo
O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.