JC Notícias, 11/07/2023
Provão Paulista será destinado a alunos de escolas públicas e vai oferecer mais de 13 mil vagas, parte delas para USP, Unicamp e Unesp
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou na tarde desta segunda-feira (10) a criação do Provão Paulista, um novo modelo de seleção para ingresso nas universidades estaduais de São Paulo.
Conforme mostrou a Folha em março, o novo modelo, que terá o formato de vestibular seriado, foi proposto e desenvolvido pelos reitores da USP, Unicamp e Unesp. Eles defendem que o sistema pode estimular mais os jovens para os estudos.
O exame será aplicado a estudantes durante 1º, 2º e 3º anos do ensino médio em escolas públicas a partir deste ano. As notas obtidas nessas provas serão usadas para concorrer às vagas de graduação das universidades.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, todos os alunos da rede estadual paulista, incluindo os que estão matriculados em Etecs (escolas técnicas), podem fazer o vestibular seriado.
Cerca de 400 mil alunos, que estão no último ano do ensino médio, podem fazer a primeira edição da prova neste ano, que está programada para acontecer em novembro.
Veja o texto na íntegra: Folha de S. Paulo
O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.