Benigna Maria de Freitas Villas Boas
Li o instigante artigo “Contribuição do ‘tempo para pensar’ ao feedback formativo”, de Esteban Bachelet, escritor associado da revista Educational Leadership, publicado em 23 de agosto de 2022.
O artigo tem início com a seguinte provocação: desenvolvendo atividades com os seus estudantes, você, professor, poderá ter passado pela seguinte situação – após escrever uma pergunta no quadro, esperou pela resposta. Imagino ter ficado em agonia com o silêncio dos estudantes e pensou: eles sabem responder. Em poucos minutos, você desistiu de esperar e respondeu por eles. Mas perdeu a oportunidade de receber feedback formativo de qualidade.
O autor utiliza contribuições de Jackie Acree Walsh, para quem o feedback formativo é a informação que o próprio aprendiz usa para confirmar, corrigir ou ampliar seus saberes, assim como informação que o professor obtém para promover suas aprendizagens.
De acordo com Walsh, uma simples mudança de linguagem e poucas pausas propositais, antes e depois da resposta, podem provocar um valioso feedback do estudante para o professor.
Propor questões bem formuladas constitui o caminho para a obtenção de respostas efetivas, diz Bachelet. É o caso de substituição de pergunta como esta “responda a questão X”, por “pense o que poderá acontecer se …”.
Os estudantes necessitam de tempo para entender o significado das atividades propostas, traduzindo-as com suas próprias palavras. Em seguida, eles acessam sua memória e estabelecem conexões entre o que lhes é proposto e o que conhecem sobre o tópico.
Em suma, Bachelet propõe que o professor dê tempo aos estudantes para apresentarem as respostas às suas perguntas. Parece ser algo secundário. Mas não é. O processo de aprendizagem requer reflexão que, por sua vez, requer tempo para organização das ideias. Como se diz, a pressa é inimiga da perfeição. Para que o feedback pelo professor coincida com as reais necessidades dos estudantes e concorra para que as aprendizagens se consolidem, o tempo deve ser um aliado, conclui o autor.