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Professores assumem a linha de frente do combate à evasão

JC Notícias – 11/12/2020

Com novas atribuições no período de aulas remotas, professores se unem a equipes de secretarias para manter contato direto com os alunos

Em um ano em que a casa virou escola e em que professores e alunos deixaram de conviver na sala de aula, a manutenção do vínculo das crianças e adolescentes com os estudos se tornou uma das preocupações centrais dos educadores.

Além de cuidar da adaptação do conteúdo para os meios digitais, definir o que seria priorizado, aprendera dar aulas em vídeo, entre outras novidades, muitos professores tiveram que dedicar parte do seu tempo para monitorar a frequência e compreender os motivos que levavam os estudantes a faltar nas aulas remotas e a não entregar as tarefas.

O objetivo é um só: evitar o abandono e a evasão – dois desafios clássicos da educação brasileira, que, anteveem os educadores e especialistas, devem se intensificar neste período de pandemia. Segundo o IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística), 1,3 milhão de adolescentes de 15 a 17 anos estão fora da escola. Os dados mostram que o abandono se acentua na passagem do ensino fundamental para o ensino médio, saltando de 8,1% aos 14 anos para 14,1% aos 15 anos.

Veja o texto na íntegra: Porvir

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