JC Notícias, 15/09/2020
Índice leva em conta aprovação de alunos e desempenho nas provas de matemática e português. Objetivo de 2019 era atingir nota 5, mas País chegou a 4,2
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado nesta terça-feira (15), mostra que o nível de qualidade do ensino médio brasileiro continua abaixo do esperado pelo Ministério da Educação (MEC). Embora tenha havido avanços em relação a 2017, o país não atinge a meta nessa etapa de ensino desde 2013.
O Ideb vai de 0 a 10 e leva em conta dois fatores: quantos alunos passam de ano e qual o desempenho deles em português e em matemática (entenda mais abaixo). Em 2019, a meta nacional a ser cumprida, somando escolas públicas e particulares, era 5 – mas o resultado ficou aquém do esperado. A média foi bem inferior a isso: 4,2.
Apesar de todos os estados, com exceção de Sergipe, terem aumentado o Ideb em relação à edição anterior, o resultado é insatisfatório. Uma “nota” de 4,2 não chega sequer ao patamar que era esperado para o país em 2015.
Leia na íntegra: G1
Leia também:
Folha de S. Paulo- Ensino médio sai do marasmo e tem avanço inédito, mas só dois estados batem meta
O Globo – Ideb: Brasil avança de forma inédita no ensino médio, mas não consegue bater meta
O Globo – Ideb: Rede pública puxa avanços do Brasil e cai distância em relação a escolas privadas
Folha de S. Paulo – Rede estadual de SP avança no Ideb 2019, mas cai em ranking do ensino médio