A avaliação está sempre presente nas decisões e práticas pedagógicas
Li em Educational leadership, April 2019/vol. 76, Issue 7, o texto Collaborative classrooms, escrito por Donna L. Shrum, professora de história e geografia na Central High School, em Woodstock, Va. Ela relata que, em 2012, John Hattie registrou que professores falavam 70–80/% do tempo de aula. Como é raro eles conversarem individualmente com seus estudantes, a não ser quando o tema é indisciplina, querendo reverter essa situação, Donna criou encontros individuais com seus estudantes que, a princípio, se sentiram incomodados, mas rapidamente se acostumaram. Os resultados têm sido positivos, diz ela, que denomina esses momentos de conferência, entendendo constituírem “a melhor avaliação formativa para o ensino e a aprendizagem”.
As aulas da professora são divididas entre instrução direta e desenvolvimento de atividades. As conferências ocorrem durante estas atividades, tornando-as viáveis. Enquanto os estudantes trabalham, ela promove as conferências individuais, registrando as informações e a data de realização de cada uma. A única conferência com toda a turma acontece nos períodos de registro do desempenho dos estudantes. No restante do tempo ela escolhe com quem necessita conversar ou os próprios estudantes solicitam sua oportunidade.
Donna aponta os benefícios dessa prática:
– Os estudantes aprendem como esperar mais de si próprios; recebem constante e oportuno feedback, o que os torna dirigentes da sua aprendizagem; aprendem a planejar e administrar suas atividades.
– O professor e os estudantes constantemente renegociam o processo de ensino-aprendizagem e conectam cada passo a objetivos maiores e que vão além do seu nível de conforto, além de construírem relacionamento profundo.
As reflexões e contribuições da autora demonstram a presença constante e valiosa da avaliação. Ela guia todo o processo de aprendizagem. Como suas marcas ficam impregnadas na vida dos estudantes e professores, uma aprofundada aprendizagem sobre este tema é requerida nos cursos de formação docente.